quinta-feira, 5 de novembro de 2009

*Advogado tem direito a examinar autos de processos mesmo sem procuração


A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região assegurou, por
unanimidade, nos termos do voto da relatora, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, o acesso de demandante a procedimento administrativo fiscal para vista dos
autos e retirada de cópias,sob pena de grave violação aos princípios Constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

Os autos chegaram ao Tribunal em decorrência de remessa oficial da sentença prolatada pelo juízo federal da 14.

A Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, que confirmou a liminar e Concedeu ao demandante o acesso ao procedimento administrativo fiscal para vista dos autos e retirada de cópias.

A relatora considerou que não merece reforma a decisão do magistrado de 1º
grau que concedeu o direito de vista dos autos do processo administrativo, pois a
elaboração da defesa no referido procedimento administrativo compete a ele por meio
de seu advogado, não podendo lhe ser negado acesso aos autos, sob pena de grave Violação aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, previstos no art. 5.º, LV, da CF/1988.

Ressaltou que são direitos do advogado, assegurados pelo art. 7.º, XIII e XV, da Lei 8.906/1994, examinar, em qualquer órgão dos poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos do processo, mesmo sem procuração, quando não sujeitos a sigilo. Assegurada, assim, a obtenção de cópias, podendo ele tomar apontamentos e ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza.

Concluiu o seu voto, reconhecendo que "o acesso à informação para defesa de direito, seja oriundo de interesse coletivo ou geral, é garantia constitucional, a qual deve ser prestada no prazo legal, sob pena de responsabi lidade, ressalvando-se apenas aquelas informações cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado."


Reexame Necessário n.º 2006.38.00.028925-7/MG
Fonte: TRF1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa eu RCOMENTO! É imperdível! faça o seu cadastro clicando no banner abaixo:

Cupom de Desconto